quarta-feira, 30 de setembro de 2026
Moeda do Brasil de 1943, 2 Cruzeiros
Moeda de 2 Cruzeiros de 1943 – Brasil, Numismática e História Monetária
| Período | República dos Estados Unidos do Brasil |
|---|---|
| Governo | Getúlio Vargas (1930–1945) |
| Ano | 1943 |
| Material | Bronze alumínio |
| Eixo | reverso moeda (EH) |
| Diâmetro | 25,0 mm |
| Peso | 8,00 g |
| Espessura | 2,30 mm |
| Bordo | serrilhado |
| Valor facial | Cr$ 2,00 (Cruzeiros) |
| Produção | 1.929.000 |
| Códigos | KM# 559, V.239 |
| Siglas | WT - Walter Toledo |
A moeda brasileira de 2 Cruzeiros de 1943 apresenta elementos da identidade nacional e da simbologia monetária brasileira, com destaque para o mapa do Brasil, a constelação do Cruzeiro do Sul e os detalhes de gravação do artista Walter Toledo.
No reverso, o valor facial de 2 Cruzeiros aparece ladeado por dois ramos de louro, acompanhado do ano de emissão, 1943, e da representação da constelação do Cruzeiro do Sul. No exergo, encontram-se a sigla WT, correspondente ao gravador Walter Toledo, e a estrela Alfa da constelação.
No anverso, destaca-se o mapa do Brasil, acompanhado da inscrição BRASIL, sobreposta a duas linhas horizontais e paralelas. À esquerda, entre a segunda linha e o mapa, aparece novamente o monograma WT, identificação do gravador Walter Toledo.
1943 na filatelia
Em 1943, os Correios emitiram um selo aéreo comemorativo do Centenário do Selo Postal Brasileiro – BRAPEX II (1843–1943), com valor facial de Cr$ 2,00, o mesmo valor da moeda brasileira de 2 Cruzeiros de 1943.
A moeda e o selo, pertencentes ao mesmo período, estabelecem uma interessante conexão entre a numismática e a filatelia. A comparação entre os dois itens permite observar como um mesmo valor monetário estava presente tanto na circulação de moedas quanto nas emissões postais brasileiras daquele momento histórico.
Nenhum comentário
Abrir editor de comentários